REGULAMENTO
TREKKING NO LIMITE EDIÇÃO ZERO HORA 2024.
Artigo 1 – Definição
O Trekking de Regularidade e aventura (ou Enduro a Pé) é uma prova cujo objetivo é percorrer a pé um trajeto específico dentro de velocidades médias e somatórias, e são condições estabelecidas pelo organizador da prova.
1.1- O TREKKING NO LIMITE, EDIÇÃO ZERO HORA, é formado por equipes compostas de competidores, respeitando o limite mínimo de quatro atletas e máximo 5 atletas por equipe. Sendo obrigatório pelo menos 1 do sexo feminino
1.2- Saída e chegada em locais pré-determinados pela Organização.
1.3- O local escolhido para a realização da prova visa trazer belezas naturais, matas, trilhas, rios, etc. Existindo também a possibilidade de acontecer trechos urbanos.
1.4- Promoção: EXTREME EVENTOS ESPORTIVOS
1.5- Direção: –William Langholz.
1.6- Categorias
1.6.1- A prova será disputada em uma (1) categoria principal, mas poderá contemplar outra com a evolução da procura de mais equipes e participantes.
1.6.2- O número máximo de inscrições será de 15 (quinze) equipes. A organização poderá aumentar ou diminuir o número de equipes de acordo com seus critérios de segurança e estrutura.
Artigo 2 – Percurso
2.1- Estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, trilhas fechadas, rios, lagos, subidas e descidas de dificuldade baixa, média ou alta.
Artigo 3 – Trechos da Prova
3.1- Regularidade / Velocidade: São trechos representados por números, indicando a velocidade média a ser mantida, em Metros por Minuto ou Quilômetros por Hora.
3.2- Deslocamentos: São trechos identificados na planilha. Serve para travessia de rios, lagos, atoleiros, trânsito, etc, onde não haverá média de velocidade imposta e sim, um tempo pré- determinado para essa travessia. Esse tempo é identificado na planilha por: hora e/ou minutos.OBS: Não serão contabilizados os segundos exceto para provas de aventuras e de provas de velocidades.
3.3- Neutralizados: São trechos de parada, onde a Equipe tem um tempo estipulado para descanso, lanche etc. Esse tempo é identificado na planilha por: hora e/ou minutos
3.4- Provas Especiais (aventuras): São provas do tipo - travessia de barco, bóia, tirolesa, rapel, plantio de árvores, provas de degustação, de alvos, de habilidades motoras em geral,etc.
Artigo 4 – Inscrições
4.1- As inscrições serão feitas www.esportecorrida.com.br
4.2- O valor da inscrição será de R$ 129,00+(taxa) por atleta.
4.2.1- Se no dia da prova a Equipe comparecer com mais integrantes do que o declarado, não será permitido à participação mesmo.
4.2.2- A Equipe que não efetuar o pagamento antecipado, não terá sua inscrição, e nem seu horário de largados garantidos.
4.2.3- Uma vez realizado o pagamento da inscrição do participante, a organização não fará devolução do valor pago caso haja desistência de participação no evento.
4.2.4- Ao enviar a ficha de inscrição para a organização, a Equipe terá sua inscrição registrada.
4.3- O ato (assinatura) da inscrição para prova caracteriza a declaração do concorrente (líder da Equipe) e seus responsáveis legais assumindo todos os riscos da mesma, consigo ou outrem, isentando organizadores e patrocinadores de quaisquer acidentes, independentemente do tipo ou natureza que possa ocorrer antes, durante ou depois da prova.
4.4- O termo de responsabilidade e cessão de direitos (= ”de acordo”), parte integrante da ficha de inscrição e sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa, deve ser assinado por todos os integrantes da equipe, obrigatoriamente.
4.5- A organização poderá, a qualquer tempo, não aceitar mais a participação de equipes que promovam desordem, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigra o esporte, o evento, qualquer pessoa do staff ou de equipe participante ou a parceiros e patrocinadores.
Artigo 5 – Idades
5.1- A idade mínima sugerida para participação é de 18 anos completos.
5.2- Integrante com até 16 anos completos poderá participar com um responsável legal, assinado o terno de permissão e responsabilidade.
Artigo 6 – Ordem / Horário de Largada
6.1- A largada obedecerá a um intervalo de um tempo mínimo entre as equipes.
6.2- O horário de largada da primeira Equipe, será definido e divulgado pela organização, obedecendo à sequência de chegada das inscrições ou outro critério da organização que deverá ser avisado com antecedência.
6.3- O comparecimento do participante deve ocorrer até 01h00m00s de antecedência ao seu horário ideal de largada.
6.4- O intervalo de largada entre as Equipes será determinado pela Organização e PODERÁ mudar a cada prova. Geralmente ocorre a cada 2 minutos.
6.5- Caso uma Equipe perca seu horário de largada, é de responsabilidade da própria equipe correr atrás do prejuízo.
6.6- A Ordem de largada das Equipes será em ordem numérica: 01, 02, 03 e assim, sucessivamente.
6.7- O horário de largada de cada equipe será automático, ficando sob a responsabilidade de cada a largar em seu Horário Ideal, havendo ou não PC de controle.
6.8- O Horário de Largada de cada Equipe, estará fixada junto ao Chek-In e no dia anterior a prova. É de responsabilidade das mesmas confirmar seu Horário de Largada.
6.8.1- Não serão aceitos recursos referentes ao item 6.8.
6.9- Não será permitida a permuta de ordem de largada entre as Equipes, sob pena de imediata desclassificação de ambas as equipes.
6.9- NA BATERIA DE LARGADA DO TRAIL RUN TODAS AS EQUIPES LARGARAM JUNTAS.
Artigo 7 – Premiação
7.1- Será definido e divulgado pela Organização.
7.2- Medalhas para todos os atletas.
7.3 Fica a critério da Organização efetuar sorteios ou distribuição de brindes na prova.
Parágrafo Único: Os Organizadores da prova são as únicas autoridades que permitem qualquer tipo de publicidade com respeito à prova. Os concorrentes, membros da Organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento autorizam o uso de sua imagem cinética e eletrônica para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários.
Artigo 8 – Autoridades da Prova
8.1- Constituição:
8.1.1- O membro da Direção William Langholz será autoridade máxima na direção de provas. Parágrafo Único: Toda pessoa, ao se inscrever na prova, declara obrigatoriamente conhecer o regulamento e a ele submeter-se. Declara também aceitar a impossibilidade de recorrer a qualquer outro júri, esportivo, civil ou criminal por mais privilegiado que seja.
Artigo 9 – Comissão da Prova-
9.1- A Organização do Evento formará uma Comissão Especial de 3(Três) pessoas.
Artigo 10 – Recursos
10.1- Cabe somente a Equipe participante o direito de recurso à Direção da Prova.
10.2- Qualquer Equipe que se julgar prejudicada, terá o direito a apresentar recursos individuais POR ESCRITO, que serão encaminhados ao Diretor de Prova e julgados pelos Comissários
Desportivos com a maior brevidade possível. Enquanto o recurso não for julgado, não serão entregues os prêmios, nem oficializado o resultado.
10.2.1- Ficará a critério da Organização decidir se os recursos individuais POR ESCRITO deverão ou não ser acompanhados de um valor em dinheiro (R$) e divulgar esse valor.
10.2.2- Tendo o recurso valor em dinheiro (R$) e no caso de procedência do mesmo, o valor será devolvido à Equipe.
10.3- Protestos e ou recursos deverão ser apresentados dentro dos seguintes prazos:
a) Ficha Técnica / Planilha: até 15(Quinze) minutos após o horário de chegada da Equipe.
b) Performance: até 15(Quinze) minutos após a divulgação da mesma.
c) Resultados: até 10 (Dez) minutos após a divulgação do mesmo.
d) Durante os prazos acima, o Diretor de Prova e/ou Comissários Desportivos deverão estar presentes no local dos respectivos eventos, à disposição dos concorrentes para recebimento de protestos, reclamações e/ou recursos.
10.4- Protestos e/ou recursos referentes à PCs (Postos de Cronometragem) darão direito a Equipe reclamante de verificação da listagem de passagem, juntamente com o Diretor de Prova e/ou dos Comissários Desportivos.
10.5- Após a divulgação do Resultado será aguardado, impreterivelmente, 10(Dez) minutos para a entrega oficial dos prêmios e, se nesse prazo, nenhuma Equipe se manifestar contrária a essa divulgação, será oficializada as Equipes vencedoras.
10.6- Em hipótese alguma, serão aceitos recursos após a divulgação oficial dos resultados.
10.7- A divulgação do resultado faz parte da prova, sendo assim, a Equipe que se ausentar antes dessa divulgação, não terá direito a recursos posteriores.
Artigo 11 – Planilha de Roteiro
11.1- As planilhas de navegação (“mapa” do percurso) serão fornecidas no Check-In, no início da prova ou disponibilizadas via redes sociais para ser baixada e impressa pelo participante.
11.2- Cada Equipe receberá no mínimo 2(duas) planilhas idênticas contendo o roteiro, velocidades e distâncias a serem seguidas em preto e branco. A Equipe que achar necessário mais planilhas, poderá adquiri-las ao preço de R$10,00 reais.
11.3- Cada líder de Equipe deverá conferi, assinar e preencher a ficha do PC.
11.4- É de responsabilidade das Equipes a conferência do número e seqüência de páginas da planilha, antes de sua largada.
11.5- A simbologia da planilha deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro.
11. 6- Os símbolos utilizados na planilha serão todos especificados na contra-capa da planilha
11.7- No símbolo usado, a "bolinha" (que indica o local de onde a Equipe está vindo) deverá estar sempre na posição inferior do retângulo. O sentido do desenho será sempre de baixo para cima. O quadrado o local exato de medição de uma referência para outra e a seta a direção a ser seguida.
11.8- Os ângulos da simbologia deverão apresentar com a melhor fidelidade possível, os reais ângulos das encruzilhadas e bifurcações.
11.9- Na primeira coluna, na parte inferior, poderão constar observações, chamando a atenção para locais perigosos (cova, barranco, pedra, rio fundo etc) e também o grau a ser seguido se preciso, quando exigir o uso de bússola.
11.10- Nem sempre um trecho poderá começar na metragem 0(Zero), ele poderá ter a sequência de metragem do (s) trecho (s) anterior (es).
11.11- Poderá ser exigido durante o percurso o uso de bússola em alguma etapa desde que seja previamente informada pela organização.
Artigo 12 – Posto de Controle / Cronometragem (PC)
12.1- A cronometragem será feita com base em um tempo padrão (Hora Oficial – Hora/minutos/segundos), fornecida pela Organização da Prova pelo menos 30(Trinta) minutos antes da largada da primeira Equipe. E de responsabilidade da equipe aferir seu relógio com a HORA OFICIAL da organização.
12.2- Os PCs (Postos de Controle / Cronometragem) serão secretos e colocados em pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e em ordem numérica.
Obs.: Em caso de pane no relógio do posto de controle, o mesmo (o PC), será cancelado.
12.3- Todos os PCs poderão penalizar as Equipes, caso as mesmas infrinjam o regulamento.
12.4- A autoridade do PC é inquestionável.
12.5- Ao avistar um PC, a Equipe deverá seguir normalmente, respeitando, se houver, a fila de passagem, caso haja equipe (s) a sua frente ou ultrapassando-a (s) só se claramente autorizada por esta (s)..
12.6 -Somente o líder da equipe deverá dirigir-se até o PC para que seja registrado o tempo da Equipe.
12.7 - Se TODOS os integrantes dirigirem-se até o PC, o mesmo poderá penalizar a Equipe.
12.8- Poderá haver PC duplo, em que a Equipe realmente deverá passar duas vezes por esse mesmo PC ficando a critério da Organização se valerá o primeiro, segundo ou os dois tempos registrados nesse PC.
12.9- Os PCs se posicionarão no mínimo, 10(Dez) minutos antes do Horário Ideal da primeira Equipe e ficarão até 10(Dez) minutos após o tempo de ideal de passagem da última Equipe ou após a passagem do Resgate (Limpa Trilha).
Artigo 13 – Contagem de Pontos
13.1- Vencerá a Equipe que no final da prova apresentar o menor número de pontos perdidos. PC DE TEMPO:
-Para cada minuto atrasado = -1 pontos perdido.
-Para cada minuto adiantado = -1 pontos perdidos.
-Até 10 (dez) minutos atrasados ou adiantados, haverá a perda de pontos, acima de 11 minutos haverá perda de -20 pontos (-20)
PC OCULTOS:
-Para cada minuto atrasado = -2 pontos perdido.
-Para cada minuto adiantado = -2 pontos perdidos.
PC DE DISTÂNCIA
-Para o acerto exato da distância = +3 pontos
-Para até 100 m de erro na distância (para mais ou para menos) = +2 pontos
-Para acima de 100 m de erro na distância (para mais ou para menos) = + 1 ponto
PC DE PROVAS
-Prova Simples = + 1 ponto
-Prova Especial= + 3 pontos
PC DE BATERIA EXTRA
-CRÍTERIO DE CHEGADA no tempo determinado pela competição.
Artigo 14 – Empates
14.1- Serão usados os seguintes critérios no caso de haver empate ao final da Etapa:
1º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o maior número de 0 (Zero) durante a prova de regularidade.
2º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o maior número de acertos na prova de distâncias.
3º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver a melhor performance nas provas de regularidade.
Artigo 15 – Pontuação
15.1- O EVENTO TERÁ VÁRIAS BATERIAS DE LARGADAS E CHEGADAS, E CADA UMA TERÁ CRITÉRIOS DE PONTUAÇÕES. E assim serão atribuídos pontos para cada colocação conforme segue abaixo:
1ª lugar – 10 pontos
2ª lugar – 09 pontos
3ª lugar – 08 pontos
4ª lugar – 07 pontos
5ª lugar – 06 pontos
.......................................................................................................................................
6ª lugar – 05 pontos
7ª lugar – 05 pontos
8ª lugar – 05 pontos
9ª lugar – 05 pontos
10ª lugar –05 pontos
11ª lugar – 05 pontos
12ª lugar _ 05 pontos
13ª lugar – 05 pontos
14ª lugar – 05 pontos
ATÉ O ULTIMO LUGAR
Desclassificação – 0 ponto
15.1.2- EXEMPLO DE COMO FUNCIONARÁ:
EQUIPE: GALO DA MADRUGADA.
- NA PRIMEIRA BATERIA FICOU EM 10º LUGAR ( GANHARÁ 5 PONTOS).
- NA SEGUNDA BATEIRIA FICOU EM 3º LUGAR (GANHARÁ 8 PONTOS).
- NA TERCEIRA BATEIRIA FICOU EM 2º LUGAR (GANHARÁ 9 PONTOS).
- NA QUARTA BATEIRIA FICOU EM 3º LUGAR (GANHARÁ 8 PONTOS).
- NA QUINTA BATEIRIA FICOU EM 10º LUGAR (GANHARÁ 5 PONTOS).
TOTAL DE PONTOS NAS BATERIAS: 5+8+9+8+5 = 35 PONTOS GERAL
*CASO HOUVER EMPATE SERÁ DECLARADA VENCEDORA A EQUIPE QUE TIVER A MELHOR COLOCAÇÃO EM UMA DAS BATERIAS DE LARGADA.
Artigo 16 – Classificação
16.1 Será declarada campeã a Equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de TODAS as BATERIAS.
Artigo 17 – Desclassificação
Será desclassificada a Equipe que:
17.1- Romper cercas, caminhar sobre plantações, hortas, etc ou exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia e/ou a natureza. Esta penalidade não isenta a Equipe de responder e arcar com responsabilidade, decorrentes do ato, perante os prejudicados.
17.2- Mexer em, alterar ou retirar do percurso equipamentos ou marcações feitas pela organização.
17.3- Trocar os participantes por outros sem ter comunicado a Organização por escrito.
17.4- Obstruir propositalmente a passagem de outra Equipe.
17.5- Realizar o percurso, parcial ou totalmente, antes do horário de largada da equipe.
17.6- Desacatar as decisões do Diretor de Prova, Resgates e membros da organização.
17.7- For flagrada jogando lixo, folhas de planilha, etc nas trilhas.
17.8- Qualquer ato prejudicial ao evento ou aos parceiros e patrocinadores.
17.9 - Intimidações, verbal ou física, palavras obscenas e / ou atos ofensivos, contra integrantes da própria equipe ou de outras equipes, PC`S, resgates, pessoal de apoio, diretor de prova, representantes de patrocinadores ou de parceiros..
17.10- Não assinar o termo de responsabilidade na ficha de inscrição.
17.11- Não se apresentar ao PC de chegada, ou terminar a prova com menos integrantes do que começou a prova, desde que os que abandonaram a prova tenham avisado o PC da sua desistência.
Artigo 18 – Penalidades Especiais
18.1- Tumultuar o trabalho do PC (-10 Pontos).
18.2- Não obedecer ao regulamento ou a instruções de segurança, ou qualquer outra, expressa na planilha ou fornecida por integrante da organização.
18.3- Se por qualquer motivo um integrante da Equipe necessitar abandonar a prova, a mesma deverá deixá-lo no PC mais próximo ou com um Resgate da prova, NÃO podendo a mesma dar continuidade na prova sem esse procedimento. Caso contrário, a equipe sofrerá a penalização de 10 pontos.
18.3.1- O abandono da prova por um integrante poderá acarretar em perda de pontos:
18.4- A equipe deverá chegar com no mínimo 1 mulher.
Penalidades:
*1 mulher = - 00 pontos
*0 mulher = - 150 pontos
18.5- A equipe deverá chegar com no mínimo 3 ATLETAS.
Penalidades:
*3 ATLETAS = 00 pontos
*2 ATLETAS = desclassificação.
18.6- SÓ PODERÁ PARTICIPAR DA BATERIA EXTRA TRAIL RUN COM MINIMO DE 4 ATLETAS.
* 3 ATLETAS = desclassificação da equipe na bateria. 00 ponto na somatória da mesma.
Artigo 19 – Apresentação das Equipes
19.1- Cada Equipe deverá ser apresentada para vistoria (Chek-In), em Local, Data e Horário determinado pela EXTREME. Os integrantes das Equipes deverão estar munidos do comprovante de inscrição.
19.2- As Equipes deverão se apresentar em locais determinados pela Organização, no mínimo 1 hora (uma) antes da sua largada.
19.3- Ficará a critério da Organização impedir a largada ou continuidade da prova de qualquer Equipe que não reúna condições de segurança mínima exigida.
19.4- Entende-se como percurso da prova, desde o Check-In até a divulgação OFICIAL do resultado.
Artigo 20 – Equipamentos de Segurança Obrigatórios
20.1-TODAS AS EQUIPES DEVERÃO TER KITS PRIMEIROS SOCORROS.
20.2- Lanterna ou Head lamp (em caso de prova noturna), cantil (squeeze) para cada integrante, saco plástico para lixo, cronômetro e ou relógio digital, bússola, caneta e calculadora simples e kit básico de primeiros socorros.
20.3- É livre a utilização de qualquer equipamento, eletrônico ou mecânico, que auxilie a navegação.